quiroprata portugal apq

A transformar vidas através da Quiroprática

Bem-vindo à Associação Portuguesa de Quiropráticos, encontre profissionais qualificados e conheça mais sobre a área quiroprática.

A Associação Portuguesa dos Quiropráticos (APQ)

Com mais de duas décadas de experiência, a APQ foi fundada em 1999 e é a primeira e única Associação de Quiropráticos em Portugal. Somos reconhecidos pela World Federation of Chiropractic e temos representação na Organização Mundial de Saúde.

Na APQ, estamos comprometidos, trabalhamos para dinamizar o setor, elucidar o público e estamos empenhados para que a Quiroprática seja a porta de entrada para a saúde e bem estar em Portugal. Explore nosso site para obter informações adicionais e entre em contato conosco para se juntar a nós.

quiroprata portugal apq

Junte-se a nós na promoção da saúde

quiroprata portugal apq

Encontre um Quiroprático perto de si

Artigos de investigação

Encontre um Quiroprático

Confie em profissionais qualificados. Na nossa associação encontra os Quiropráticos com certificação em Portugal. Descubra qual o profissional qualificado mais perto de si.

quiroprata portugal apq

Norbits Chiropractic

Dr.ª Jennifer Norbits

Contacte agora:

quiroprata portugal apq

Centro Quiroprático do Funchal

Dr.ª Elisabeth P. Nogueira

Contacte agora:

quiroprata portugal apq

Azeitão Quiroprática

Dr. Max. Jacobs

Contacte agora:

quiroprata portugal apq

Quiroprática Invicta

Dr. Paulo Valente

Contacte agora:

FAQ

A Quiroprática é uma disciplina de cuidados de saúde que evidencia a capacidade inata que o corpo humano possui de auto-regeneração. A prática da quiroprática centra-se na relação entre a estrutura fundamental do corpo (primordialmente a coluna) e a função (tal como coordenada pelo sistema nervoso) e de que forma esta relação é passível de afectar a preservação e a recuperação da saúde. A Quiroprática centra-se na relação entre as principais estruturas do corpo – o esqueleto, os músculos e os nervos – e a saúde do paciente. Os quiropráticos partem da premissa de que a saúde pode ser melhorada e preservada com a realização de ajustamentos a estas estruturas, particularmente à coluna vertebral. 

Um ajustamento é o termo usado para explicar a forma em que o quiroprático efetua mudanças no sistema nervoso. Um ajustamento pode ser feito com as mãos, ou as vezes um instrumento (Activator ou Integrator entre outros). Um ajustamento, normalmente, implica o movimento específico e suave duma vertebra para tirar a pressão da medula e dos nervos.  Há varias técnicas na quiroprática que variam bastante na aplicação da força e da area da coluna que é aplicada.

O ajustamento é um procedimento que normalmente, não doi. Se a pessoa está já com dor, qualquer movimento, com certeza poderá ser desconfortável.  Há muitos fatores que podem provocar disconforto durante um ajustamento, como não conseguir descontrair, fisicamente ou mentalmente, inflamação presente na area do ajustamento, ou os tecidos a volta da articulação estarem “presos” por muito tempo.  Mesmo com estes dificuldades, o quiroprático consegue fazer um ajustamento sauve e eficaz.

O som de “estalar” é ar, gás e líquido que está a sair da articulação. É a mesma coisa que acontece quando se “estalam” as articulações dos dedos. As articulações fazem todo o barulho, ao contrário do que muitos pensam, os ossos não estalam, nem estão a partir.

A resposta mais simples é não.  Até os Quiropráticos precisam de ser ajustados por um colega Quiroprático. As piores colunas são as das pessoas que manipulam as próprias colunas. Essas manipulações podem até ser perigosas. Um ajustamento move específicas subluxações em específicas direcções.  Manipulações feitas pela própria pessoa criam situações de desgaste crónico que pode resultar em perda da curvatura cervical, osteoartrite, e eventualmente hérnias discais.